Meios físicos de transmissão
Introdução
Um processo de comunicação exige a existência de um código ou uma linguagem capaz de representar informações através de símbolos compreensíveis para as partes envolvidas na comunicação.
A transmissão de informação através de sistemas de comunicação pressupõe a passagem de sinais que compõem as redes.
Componentes de uma rede de dados:
Fonte – Gera a informação (dados) a transmitir
Emissor – Converte os dados em sinais adequados ao sistema de transmissão
Sistema de transmissão - transporta os dados sob a forma de sinais.
Receptor – Converte os sinais em dados
Destino – Consome os dados.
Modelo de um sistema de comunicação
Comunicação de dados
Num sistema de comunicação, o transmissor recebe uma mensagem, e a codifica num sinal, que é transportado pelo sistema de comunicação até o receptor, que descodifica o sinal gerando a mensagem original.
Tipos de Sinais
Sinais nada mais são do que ondas que se propagam através de alguns meios físicos, seja ele através de ar, um par de fios, ETC…
Como sabemos, os dados que são transportados ao longo de um canal de comunicação estão como que embutidos em sinais eléctricos, esses sinais podem assumir a forma de sinais:
Sinais analógicos – Variam continuamente no tempo
Sinal digital – caracteriza-se pela presença de pulsos nos quais a amplitude é fixa.
Tipos de sinais – Analogico
São todos aqueles que ao longo e um intervalo de tempo pré-estabelecido, poderão atingir qualquer valor dentro de um determinado limite. São impulsos sob forma de Ondas Sinusoidais.
Tipos de Sinais – Digital
O sinal é construído através de uma sequência de intervalos de tamanho fixo iguais a T Segundo, chamados intervalos de sinalização, durante os quais a amplitude do sinal permanece fixa, caracterizando um dos símbolos digitais transmitidos.
Meios de transmissão de dados.
· Via terrestre
o Cabos metálicos
§ Pares entrançados
§ Coaxiais
o Fibra óptica
Via ondas no espaço
· Infravermelhos
· Ondas de rádios
· Microondas
· Ondas de satélite.
Via terrestre
Pares Entrelaçados
Os pares entrelaçados é um tipo de cabo que possui pares de fios entrelaçados um ao redor do outro para cancelar as
interferençias eletromagnéticas de fontes externas e interferências mútuas entre cabos vizinhos. Aproveita-se esta tecn
ologia que já é tradicional por causa do seu tempo de uso e do grande número de linhas instaladas.
A matéria-prima fundamental utilizada para a fabricação destes cabos é o cobre, por oferecer ótima condutividade e baixo custo, portanto deve-se analisar com bastante cuidado a segurança contra descargas elétricas. Um acidente com descarga elétrica em qualquer
ponto da rede pode comprometer toda a rede local.
- UTP ou Par Entrelaçado sem Blindagem
- STP ou Par Enterlaçado Blindado
- ScTP
Cabo Coaxial
O Cabo Coaxial é um tipo de cabo condutor usado para transmitir sinais. Este tipo de cabo é constituído por um fio de cobrecondutor revestido por um material isolante e rodeado duma blindagem.
Via ondas no espaço
Infravermelhos
Um outro tipo de meio de transmissão sem fio baseia-se na luz infravermelha. Funciona basicamente como o sistema de comunicação utilizando fibra ótica, porém o feixe é transmitido através do espaço livre ao invés da fibra de vidro. O sinal é convertido em formato digital e transmitido pelo espaço livre.
As tecnologias classificadas como transmissão infravermelha enquadram-se nas seguintes categorias:
- Ponto a Ponto
- Broadcast
Ondas de rádios
Ondas de rádio são um tipo de radiação eletromagnética com comprimento de onda maior (e frequência menor) do que a radiação infravermelha. Como todas as outras ondas eletromagnéticas, viajam à velocidade da luz no vácuo. Elas são geradas naturalmente por raios ou por objetos astronômicos. Artificialmente, as ondas de rádio podem ser geradas para rádios amadores, radiodifusão (rádio e televisão), telefonia móvel, radar e outros sistemas de navegação, comunicação via satélite, redes de computadores e em inúmeras outras aplicações.
Micro-ondas
As micro-ondas (pré-AO 1990: microondas) são ondas eletromagnéticas com comprimentos de onda maiores que os dos raios infravermelhos, mas menores que o comprimento de onda das ondas de rádio variando o comprimento de onda, consoante os autores, de 1 m (0,3 GHz de frequência) até 1,0 mm (300 GHz de frequência) - intervalo equivalente às faixas UHF, SHF e EHF.
Ondas de satélite
A comunicação via satélite são aquelas que utilizam como forma de transmitir dados ondas de rádio (normalmente microondas) enviadas por satélites artificiais em órbita da Terra.
Este tipo de comunicação tem a vantagem de poder estabelecer contato com navios e aviões, algo impossível de ser feito por meio de cabos. Outra vantagem é que mensagens enviadas por meio de satélites podem chegar até as regiões mais isoladas do planeta, mesmo que o local não tenha infra-estrutura de cabos.
A grande desvantagem da comunicação via satélite são os seus custos elevadíssimos. Colocar em órbita um satélite artificial é algo bastante caro e além disso, o equipamento precisará de manutenções constantes. Existem empresas e organizações que alugam satélites que já estão em órbita, mas os custos são bastante altos.
Esta forma de comunicação é bastante usada para enviar sinais de televisão e rádio.